
A ÈÕ±¾ÎÞëÖгö está entre as 5 melhores instituições do Nordeste, segundo o . É o segundo ano consecutivo que a UFS ocupa a posição. O levantamento envolve apenas universidades latino-americanas e é organizado pela instituição britânica Times Higher Education (THE).
O ranking avalia vários indicadores de performance, distribuídos em cinco áreas, uma das quais foi preponderante no desempenho da UFS: as citações, que correspondem à influência da pesquisa. Nesse quesito, a universidade figura entre uma das melhores do país. Os indicadores dessa área, segundo o ranking, analisam “o papel das universidades na difusão de novos conhecimentos e ideias”, obtendo e calculando “o número médio de vezes que o trabalho publicado de uma universidade é citado por acadêmicos em todo o mundo”.
Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Lucindo Quintans, a classificação da UFS premia os esforços da comunidade acadêmica, sobretudo no âmbito da pesquisa.
“O resultado da Times Higher Education só enaltece a participação que a UFS tem na produção científica brasileira. Ela tem um grande impacto científico, as citações das publicações são de longe um destaque na produção científica e qualificada da nossa instituição”, defende.
Lucindo lembra que a UFS já foi reconhecida em outras oportunidades por conta da importância de sua produção, como na conquista do quarto maior índice de impacto em pesquisas do país, obtendo ainda o topo da lista na área de Ciências da Saúde.
“Então esse resultado [do Latin America University Rankings] destaca ainda mais as pesquisas realizadas por nossos pesquisadores, por nossos alunos de mestrado e doutorado, iniciação científica, iniciação tecnológica, bem como é motivo de júbilo para toda a sociedade sergipana”, pontua.
"Esse é o resultado do esforço diário de todos que compõem a nossa comunidade acadêmica, sejam professores, técnicos ou alunos, então recebemos essa avaliação com bastante alegria. Somos destaque internacional em um ranking que avalia as ações da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö, mostrando a importância e a relevância dos trabalhos realizados aqui na nossa instituição", ressaltou o professor Valter Santana, reitor da UFS.
As cinco áreas que englobam os indicadores de performance avaliados pelo ranking são: citações (influência da pesquisa); ensino; produção científica; perspectiva internacional; e relações com o setor produtivo.
Ranking mundial
A Times Higher Education organiza também o World University Rankings, compreendendo instituições de todos os continentes, cuja edição de 2021 foi publicada em setembro do ano passado. Nesse ranking, a UFS apareceu como 7ª melhor universidade do Brasil. Os indicadores avaliados são os mesmos, mas os pesos atribuídos são diferentes. Segundo a organização, no Latin America University Rankings os pesos são “recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina”.
Na classificação nacional do ranking latino-americano, a UFS aparece na 37ª posição, enquanto ocupa o 76º do continente. A classificação inclui 177 instituições em 13 países.
Ascom
comunica@academico.ufs.br