O professor voluntário Mario Dantas Filho, do Departamento de Nutrição do campus Lagarto da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFS), foi um dos vencedores do Prêmio Angeolina Rossi, que destaca contribuições da área. Ele foi destaque na categoria Pós-Graduação - Nutrição Clínica e Esporte, com o estudo “Ângulo de Fase e Sarcopenia em Pacientes Hospitalizados". Mário é também egresso do campus Lagarto e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT), em São Cristóvão. O prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Nutrição 5 (Bahia e Sergipe).
O professor voluntário comemora o resultado, mas acredita que a vitória no prêmio não foi individual. “Foi uma alegria muito grande, eu fiquei muito emocionado, não somente por mim, mas também pelas minhas orientadoras e pelo curso. Acho que é uma soma de tudo”, observa.
A pesquisa identifica fatores de detecção da sarcopenia (perda de força e massa muscular) em pacientes internados em ambiente hospitalar. “Especialmente em indivíduos com pouca reserva muscular, a perda muscular pode ser bastante prejudicial durante este período. Para a detecção da sarcopenia, nós utilizamos o ângulo de fase, uma forma simples de prever essa condição, mas ainda muito pouco utilizada por profissionais de saúde. A identificação precoce desse risco nos permite fazer adequações relevantes, inclusive, na dieta do paciente durante esse período de internação”, pontua.

A chefe do Departamento de Nutrição do campus Lagarto, professora Ellencristina Batista, também destaca, além do esforço de Mario, a alegria do Departamento com o reconhecimento. “É um prêmio bastante representativo na nossa área. Quando vejo resultados assim, sei que o curso está no caminho certo e cumprindo a sua função de contribuição com a sociedade”, explica.
Mario foi orientado na iniciação científica e no trabalho de Conclusão de Curso pela professora Carolina Cunha, do mesmo departamento, que segue como co-orientadora na pós-graduação. A orientadora é a nutricionista da UFS e professora do PPGCNUT Márcia Cândido. Ela destaca a integração e parceria entre os dois campi e Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto.
“A professora Carolina esteve bastante presente, sobretudo, no momento da coleta, o que foi essencial para os dados trazidos para a pesquisa. Aqui na pós, temos tentado estimular cada vez mais a inserção dos alunos e a participação ainda mais ativa nas pesquisas. É muito bom saber desse retorno para a sociedade em termos de contribuição a nossa área”, avalia. A docente também acredita que, somados às características pessoais, o fato de Mario ser egresso de um curso com metodologias ativas é um estimulo ao desenvolvimento da proatividade e autonomia.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto