
O Colégio de Aplicação da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (Codap/UFS) comemorou nesta segunda-feira, 30, seus 66 anos de história com uma celebração que uniu cultura e educação. Pela primeira vez, o aniversário da instituição foi celebrado em conjunto com os festejos juninos do colégio, proporcionando um momento de integração entre estudantes, professores, técnicos e gestores.
“Conseguimos unir o aniversário do Codap com os festejos juninos, já que o colégio nasceu nesse período. Está sendo uma grande comemoração”, afirmou o diretor Carlos Alberto.
Fundado em 1959 e vinculado à UFS desde a criação da universidade, o Codap é a única escola federal de educação básica em Sergipe. Ao longo de mais de seis décadas, tornou-se referência em ensino fundamental e médio, e também na formação de futuros professores por meio da integração com os cursos de licenciatura da universidade.
Presente no evento, o reitor da UFS, professor André Maurício, destacou o papel estratégico do colégio: “O Codap é referência em ensino e inovação pedagógica. É também um espaço de convivência e construção coletiva”.
O colégio abriga projetos de iniciação científica, participa de olimpíadas do conhecimento e mantém forte atuação em eventos culturais e acadêmicos. “É uma escola que une excelência acadêmica e sensibilidade humana no dia a dia”, destacou o professor Jailton Costa, pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep/UFS) e docente do colégio desde 2010.

Ao celebrar seus 66 anos, o Codap reafirma seu compromisso com uma educação pública, democrática e transformadora, cultivando o pensamento crítico, a formação cidadã e o protagonismo dos estudantes. “O Codap me deu oportunidades únicas, como participar de olimpíadas, fazer pesquisa e crescer como pessoa e estudante”, afirmou Thauã Cruz, aluno do 3º ano do ensino médio.
Ascom UFS