A ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFS) dará início oficialmente, nesta sexta-feira, 8, às atividades do Programa MaisTI, com uma aula inaugural no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão, às 10h. A iniciativa vai ofertar capacitação gratuita para mil novos profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de dois cursos de curta duração: Programador de Sistemas de Informação e Técnico em Redes de Computadores.
O projeto é fruto do Programa Manoel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como meta qualificar 100 mil trabalhadores em todo o país. Na UFS, a execução será coordenada pelo Departamento de Computação (DCOMP//UFS), que também foi beneficiado com a implantação de cinco laboratórios equipados com 250 computadores.
Segundo o professor Andrés Menéndez (DCOMP/UFS), idealizador e coordenador do projeto, o MaisTI representa um avanço tanto para a formação de profissionais externos quanto para a própria comunidade acadêmica.
“Tanto os alunos do projeto quanto os de qualquer departamento da UFS poderão utilizar os cinco novos laboratórios no DCOMP. Outro impacto positivo é que o projeto prevê a contratação de professores e de docentes no papel de tutores para que possam ministrar as disciplinas dos cursos. Isso vai movimentar o DCOMP”, explica.
Além dos dicentes do Programa MaisTI e seus familiares, a cerimônia de abertura também contará com a presença do reitor André Maurício e do senador Rogério Carvalho, que já anunciou a destinação de emendas parlamentares para garantir a continuidade do projeto em 2026.
- O quê: Aula inaugural do Programa MaisTI
- Quando: Sexta-feira, 8 de agosto, às 10h
- Onde: Auditório da Reitoria da UFS, campus de São Cristóvão
Ascom UFS