O curso de Medicina do campus de Aracaju da ÈÕ±¾ÎÞëÖгö (UFS) está passando por avaliação de renovação de reconhecimento, um processo periódico realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia e renova a autorização de funcionamento das instituições de ensino superior no país. Uma reunião com a comissão, que contou com a presença do reitor André Maurício, foi realizada nesta quarta-feira, 16, e deve seguir pelos próximos dias.
O bacharelado em Medicina na UFS dura seis anos. Nos dois primeiros anos do curso, os estudantes estudam no campus São Cristóvão, depois seguem para o Hospital Universitário, na capital sergipana. O chefe do Departamento de Medicina e coordenador do curso, Mário Adriano dos Santos, explicou como funciona o procedimento de renovação de reconhecimento.
“Todos os cursos de graduação no Brasil precisam passar pelo processo de recredenciamento, que é como se fosse uma autorização de funcionamento. São avaliados os perfis docentes, as peculiaridades dos discentes, os currículos, a infraestrutura e a relação com a própria universidade. As notas variam entre três, quatro ou cinco. Recentemente, o curso de Medicina em Lagarto alcançou o mais alto conceito. Então, a gente está na expectativa e espera que o processo avaliativo traga sinalizações para as melhorias que a gente precisa fazer, mas que se mantenha no credenciamento com a nota esperada também pela própria comunidade de professores que se dedica e de alunos que se envolvem com esse processo todo”, disse.
O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS, Adriano Antunes, destacou a importância da avaliação e os altos conceitos alcançados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
“É um momento importante para a instituição destacar que o curso de Medicina da UFS tem uma contribuição enorme para Sergipe, com mais de 60 anos de contribuição na formação médica. Muitos professores estão envolvidos desde a graduação até a pós-graduação, que são cursos considerados de excelência da universidade. Além disso, esse ano saiu o resultado do Enade, também destacando o curso de Medicina com uma nota 5”.
A pró-reitora de graduação da UFS, Marta Élid Amorim, informou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) acompanha o processo de renovação de reconhecimento e aproveita o momento para reavaliar pontos de melhorias.
“A gente fica feliz de receber os avaliadores aqui. Esse olhar externo, em que eles utilizam um processo de barema e avaliam pontos específicos, pode nos ajudar a melhorar tanto a questão de infraestrutura como de acompanhamento dos nossos estudantes, já que a Prograd faz acompanhamento da avaliação de todos os cursos”, analisou.
Ascom UFS